As consequências da inclusão de açúcar para bebês são diversas. Primeiramente, o açúcar consumido é absorvido pela boca, sua porta de entrada. Consequentemente, a criança que consome açúcar é mais propícia a desenvolver cárie dental.

 

Cárie Dental:

 

Visto que a cárie dental é uma doença multifatorial, ela pode ser prevenida. Porém, para isso, é fundamental levar em conta o que nossos filhos estão comendo… ou bebendo!

Usualmente as mamães perguntam: “Mas meu filho só mama, preciso fazer a higiene bucal ainda assim”?

Claro que sim! O leite, seja ele materno ou fórmula, possui açúcar em sua composição. Ou seja, mesmo que seu bebê só mame no peito e não consuma açúcar refinado, em caso de mamar antes de dormir e pular essa escovação, sem dúvidas podem haver consequências a longo prazo para a saúde bucal dele.

Basta pensarmos que as bactérias causadoras da cárie terão alimento durante todo o sono do bebê para se multiplicarem. Quando associamos isso a uma diminuição da salivação que ocorre normalmente no período noturno, o resultado é potencialmente perigoso.

Ou seja, conforme o excesso de açúcar é associado à má-escovação dos dentes (seja por técnica ineficiente ou número insuficiente de escovações) pode acelerar o processo de desmineralização dos dentes, ocasionando a cárie.

Por isso mamães, adiem o quanto puderem a introdução de açúcar na alimentação de seus pequenos. Esqueça aquela ideia de mel para o bebê pegar a chupeta! Não adoce as fórmulas!

Além das cáries, altas taxas de obesidade infantil são relacionadas especialmente ao consumo de açúcar na primeira infância. Em suma, o consumo de açúcar também está diretamente relacionado com o aumento de serotonina no sangue, que por sua vez  ocasiona um ciclo vicioso onde a criança tende a consumir cada vez mais para se sentir bem.

Conhecem as técnicas para escovar a boquinha do seu bebê? Ainda tem dúvidas? Enfim, caso queiram textos relacionados a esse tema, deixem seus comentários!