Viajar com crianças e bebês às vezes parece uma atividade complicada. Mas não é!

Com um pouco de planejamento e organização é possível desfrutar de momentos incríveis com os piticos sem stress – aliás, se quiserem um post falando sobre dicas gerais para viagens com crianças, peçam nos comentários!

Santiago, a capital do Chile, está a 4 horas de vôo direto (saindo de São Paulo) e é uma cidade bastante amigável para crianças. Além de parques e museus, os restaurantes e outras atrações que rendem pelo menos 1 semana de diversão em família. A cidade é bem servida de metrô e ele pode ser bem utilizado para turistar caso não queira alugar um carro ou serviço de transfer.

Santiago-ChileEntre os passeios recomendados, está o Sky Costanera, um mirante que proporciona vista 360 graus de Santiago. Depois do vai-e-vem durante o dia, subir no mirante para ver o pôr do sol ajuda a “abaixar” a adrenalina do dia em uma atmosfera mais tranquila, com um visual de tirar o fôlego.

O mirante está no topo do Costanera Center, o edifício mais alto da América do Sul e também um shopping e complexo gastronômico. Então temos a vista, temos lojas e temos comida J. Bônus: no shopping tem o supermercado Jumbo, onde é possível comprar os maravilhosos vinhos chilenos a preços interessantíssimos!

Pra quem gosta de neve e quer levar as crianças para brincar, vá a Farellones, umas das quatro estações de esqui (as outras são: El Colorado, La Parva e Valle Nevado). Farellones faz parte do complexo de El Colorado mas é menor, fica a cerca de 30-40 minutos de Santiago e oferece atividades como teleférico, tirolesa, tubing (descida na neve numa bóia) e trineo (esquibunda). Paga-se um valor de entrada para acesso à estação de esqui que inclui essas atividades. Para esquiar/aulas de esqui, paga-se um valor a parte, assim como o aluguel de equipamentos caso não tenha seu próprio. No site oficial tem o calendário, os preços e outras informações: www.parquesdefarellones.cl

No próprio site eles indicam duas agências locais que realizam o trajeto de Santiago até a estação de esqui. Caso vá de carro, é obrigatório alugar correntes para os pneus, que podem ser providenciadas nas lojas de aluguel de equipamento de esqui. Os preços são de em média 10.000 pesos chilenos.

Santiago-Chile-Crianças

Um detalhe que não pode ser esquecido são as roupas para aguentar o frio, mas calma, não precisa enrolar a criança numa manta térmica rsrs. Calça e camiseta de manga comprida confortáveis, de algodão por baixo da calça especial pra neve e uma jaqueta daquelas de nylon, cachecol e gorrinho de lã. Dá até pra comprar no mercado lá uma blusa quentinha. E prefira alugar as roupas impermeáveis em Santiago, antes de subir a montanha, até porque lá em cima será mais caro e pode não ter o tamanho desejado. Botas que não escorregam, óculos e protetor solar de fator bem alto (sim, a neve queima a pele e o sol reflete MUITO!). Luvas especiais também são necessárias porque as de lã comum não servem.

E o quê fazer com um bebê na estação de esqui? Bom, com a roupa adequada e o kit de sobrevivência (fralda, papinha e leite), eles acompanham tranquilamente. Nos mercados tem papinha Nestlé pra comprar, fraldas das mais variadas marcas… não precisa desistir do passeio à estação para ver a neve com um pitico bem pitico J

Shopping Center CostaneraAvenida Andres Bello 2425 | Nivel Planta Baja

Sky Costanera62o andar da Gran Torre Santiago

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 11h às 22h (em feriados os horários podem ser diferentes, é bom confirmar quando estiver lá)

Parques des Farellones Camino Valle Nevado, 1800 | Curva 40 – Rota G251

Horário de funcionamento: no geral, das 09h às 18h. Confira no site oficial de acordo com a temporada.