Que tal aquela receita fácil, rápida (mais ou menos, vai…) e gostosa que rende opções para o bebê, os mais velhos e os pais? A mandioquinha é versátil, tem um sabor levemente adocicado que agrada (quase) naturalmente a maioria dos pequenos. Aqui sugerimos o purê, que do prato do bebê vai pra o dos pais acompanhado de arroz branco e frango doce. Ainda apresentamos uma terceira opção, ótima especialmente nos dias frios: caldinho de mandioquinha com queijo, que pode ser servido com pedacinhos de bacon crocante, cebolinha, croutons… hummmmm…

 

Base de Mandioquinha

 

  • 1 kg de mandioquinha (se quiser comprar a já sem casca, vai fundo, mas se não, tem que descascar)
  • 1 colher de sopa de sal

Modo de Preparo: Primeiramente, corte a mandioquinha em pedaços mais ou menos parecidos para cozinhar mais rápido e uniformemente. Em seguida, coloque na panela de pressão e acrescente água e o sal até cobrir os pedaços. Deixe o fogo alto até começar a fazer o barulho indicando que “pegou” pressão, então abaixe para o mínimo da chama, marque 15 minutos e desligue. Se preferir usar a panela comum, a quantidade de água é a mesma, mas o tempo de cozimento dobra. Tão logo comece ferver, abaixe o fogo e tampe a panela, em cerca de 30 minutos estará bem macia (o bom de fazer na panela comum é que dá pra espetar com o garfo pra checar o ponto).

O sal no cozimento já ajuda no tempero e além disso, pra quem o filho ainda está na fase de introdução alimentar, é preferível não acrescentar temperos como alho e cebola. Finalmente, é só amassar – use um garfo ou um amassador de legumes. Como resultado, temos nesse momento pelo menos uma papinha saborosa, que inclusive pode ainda ser congelada por até 3 meses em vidros limpos e esterilizados em água quente.

 

Acompanhamento de prato dos maiores:

 

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Meia cebola picadinha ou ralada
  • Meio alho ou 1 colher de chá rasa do alho já picado

(Pra facilitar, bata a cebola inteira, guarde num potinho a outra metade ou use na receita do frango. Mas posso usar temperos prontos como o alho e sal do mercado? Pode!)

Modo de Preparo: Para esse preparo, doure a cebola e alho na manteiga, em fogo médio para não queimar. Assim que dourar, misture à mandioquinha amassada. Quem preferir um purê mais lisinho, pode bater no liquidificador (cuidado se estiver quente, segure bem a tampa porque o vapor pode fazer ela “explodir”) ou passar o mixer.

 

Frango Doce:

 

  • 6 sobrecoxas (desossadas ou não)
  • ½ xícara de açúcar
  • Meia Cebola batida
  • Salsinha a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 tablete de caldo de galinha ou legumes diluído em 50 ml de água

Modo de Preparo: Doure a cebola no azeite, coloque o frango e deixe cozinhar os lados, ganhar uma corzinha de comida gostosa. Logo após, acrescente o açúcar e deixe derreter mexendo um pouco para não grudar. Coloque então caldo diluído e deixe ferver até o frango cozinhar em fogo médio. Por último, coloque a salsinha e desligue o fogo. Tá pronto!

Em seguida, coloque num prato com o arroz branco e o purê que vai dar tudo certo! Ah! Se depois de bater o purê, ainda estiver muito consistente ainda, acrescente um pouco de leite ou água para deixar mais cremoso. O que nos leva como resultado à terceira opção:

 

Caldinho de mandioquinha com parmesão:

 

Modo de Preparo: Depois de temperar o purê, na hora de bater, aumente a quantidade de líquido para torná-lo mais liquido e fazer um caldinho suculento! Acrescente leite ou água aos poucos, bata e então leve de volta pra ferver. Para finalizar, acrescente meia xícara de parmesão ralado. A consistência fica à critério de quem vai comer, lembrando que no fogo, com o queijo, ele engrossa um pouco.

Voilá! Um ingrediente principal e 3 pratos fáceis (cof cof) pra comer!