Friozinho, aquela vista para as montanhas, muita diversão, e a noite um foundie quentinho… O que mais podemos querer no inverno?

Tendo como cenário de fundo o maravilhoso Parque Nacional do Itatiaia, a pequena e simpática cidade se destaca por seus encantos e belezas naturais.

Parque Nacional do Itatiaia

O Parque por si é uma aventura para um ou dois dias. Tem várias cachoeiras , e algumas que requerem autorização prévia e fôlego.

Em meio a lindas trilhas de mata nativa, a natureza pulsa em todo lugar.

É possível chegar em lindas lagoas e cachoeiras e banhar-se com as crianças nos dias quentes. No inverno, é possível conhecer essa paisagem belíssima e observar a fauna e flora local. Tenha em mente que em feriados o lugar costuma ficar bem cheio. Mas vale muito a visita! Por toda a subida de carro é possível ver placas divertidas sobre os animais locais. A estrutura do parque é ótima, possui diversos banheiros e área para alimentação. Nosso Pitaco aqui é: Aproveite e faça um delicioso Picnic. No interior do parque ainda é possível visitar uma encantadora exposição de artes dos animais da região.

Ainda dentro do Parque, não deixe de visitar o Ateliê da Tatiana Clauzet. Batemos um breve papo com ela, e ela nos contou que se apaixonou pelo parque e mudou-se para lá, e desde então pinta belas imagens do local e as vende em seu Ateliê.

No caminho para o parque, é possível fazer uma parada no Mirante do Último Adeus. O local permite visão panorâmica da área e fotos sensacionais.

No ponto mais alto do parque, alcançado apenas por profissionais preparados, encontra-se o Pico das Agulhas Negras, onde frequentemente treinam os militares da Academia Agulhas Negras.

Por lá é possível visitar, agendando antecipadamente, o Teatro e o Museu da Academia Militar Agulhas Negras. Os Piticos podem aprender a história militar do país de forma lúdica e participativa.

Uma vez em Itatiaia, é programa obrigatório uma viagem a Penedo. São apenas 15 km de distância, cerca de 25 minutos de carro. Penedo é o paraíso da criançada. Além de ruas super agradáveis para uma caminhada, é possível encontrar vendedores de variados tipos de Bonsais, as crianças ficam encantadas em ver aquelas pequenas e antigas árvores, muitas vezes frutíferas.

Pequena Finlândia

No coração de Penedo está localizada a Pequena Finlândia. O centrinho comercial é um lindo espaço com diversas lojinhas de artigos locais, pequenos quiosques para alimentação, um amplo espaço onde a criançada brinca de carrinho elétrico (alugado) e o principal, a Casa do Papai Noel. Se estiver pensando em comprar lembrancinhas da cidade, aqui é o lugar!

 

Nos hospedamos nos Chalés Terra Nova em Itatiaia, com um agradável complexo de lazer, chalés de madeira privativos em meio a natureza. Mesmo no inverno, é possível utilizar a estrutura de piscinas aquecidas sem passar frio. Contra-indicado para quem não gosta de insetos. Quem ama o contato com a natureza vai adorar o local.

Tem algum Pitaco sobre Itatiaia? Deixe seu comentário!